Patrocinado por AbbVie

Dicas de Saúde e Bem Estar

Cuidando daquele com Artrite Reumatoide

De acordo com a pesquisa global AR: Juntos Por Esta Causa, mais da metade (51%) das pessoas com Artrite Reumatoide (AR) afirma que a doença tem afetado negativamente seu humor, assim como 3 entre 10 pacientes (37%) alegam que a doença tem afetado negativamente seus relacionamentos (incluindo cônjuges/parceiros, familiares e amigos).

Como um cuidador/zelador, você pode oferecer amparo físico e emocional e fazer uma grande diferença para aquele com Artrite Reumatoide que você ama. Você quer ajudar, mas não sabe como? Aqui há alguns caminhos que você pode seguir para auxiliar seu familiar ou amigo com AR:

SAIBA SOBRE A DOENÇA: um primeiro passo importante é ter conhecimento a respeito da Artrite Reumatoide. Quanto mais você souber sobre como e quanto a doença impacta aquele que você ama, mais estará apto(a) a ajudá-lo(a) a administrar este problema.

PARTICIPE DO COTIDIANO DE CUIDADOS: pessoas que vivem com Artrite Reumatoide possuem rigidez articular, dor e fadiga, podendo até vir a sofrer deficiências. A prática de exercícios físicos tem se mostrado eficiente na melhora de alguns ou todos sintomas, de acordo com o estágio da doença. Dê forças para que aquele que você ama se exercite diariamente, seguindo a risca uma rotina de exercícios autorizada por um médico.

AJUDE NAS TAREFAS DIÁRIAS: os dados da pesquisa mostram que mais da metade (57%) das pessoas com Artrite Reumatoide afirmam que a doença tem afetado negativamente sua capacidade de realizar atividades físicas do cotidiano. Ajudá-los com pequenas tarefas diárias, como girar uma maçaneta ou abrir um frasco, pode fazer uma grande diferença.

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL: promova uma forma de vida saudável. Coopere com aquele que você ama visando manter um estilo sadio de vida, incluindo uma dieta balanceada com altas taxas de nutrientes e baixo teor de gordura.

FAÇA PARTE DO TIME: prepare aquele que você ama para visitas periódicas de saúde, ajudando-o(a) a elaborar uma lista de dúvidas e delinear alguns objetivos pessoais que possam ser discutidos com seu médico. Para ampará-lo(a) ainda mais, junte-se a ele(a) em algumas destas visitas.

ENCORAJE: a Artrite Reumatoide não afeta aquele que você ama somente no âmbito físico, podendo, também, ocasioar um possível impasse emocional. Incentive e apoie emotivamente aquele que você ama.

Sobre a AR: Juntos Por Esta Causa

AR: Juntos por Esta Causa é uma iniciativa global que oferece novas ferramentas e recursos para preencher falhas de informação sobre a AR. A iniciativa endossada por mais de 40 grupos de apoio a pacientes ao redor do mundo, é um esforço de cooperação global, com a participação de especialistas, profissionais de saúde e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento e implantação dos programas e recursos da mesma. O fundamento da AR: Juntos por Esta Causa baseia-se em uma pesquisa em âmbito global de caráter anônimo com pacientes de Artrite Reumatoide. Em conjunto com o comitê consultivo da iniciativa e Harris Interactive, a pesquisa foi realizada em 42 países (via online em 36 países e via impressa em 6) entre 14 de fevereiro e 11 de Abril de 2013. Um total de 10.171 adultos com a doença completou o questionário.

Referências

  • 1. Global RA Patient Survey, commissioned by AbbVie and conducted by Harris Interactive, February 14-May 22, 2013. Custom banner 1 – Global Total. Page 80.
  • 2. Cooney, Jennifer K., et al. “Benefits of exercise in rheumatoid arthritis.” Journal of Aging Research (2011).
  • 3. Martin H, Rosemary. “The role of nutrition and diet in rheumatoid arthritis.” Proceedings of the Nutrition Society (1998).
  • 4. Rupp, I., Boshuizen, H. C., Jacobi, C. E., Dinant, H. J. and van den Bos, G. A. M. “Impact of fatigue on health-related quality of life in rheumatoid arthritis.” Arthritis & Rheumatism (2004).