Patrocinado por AbbVie

Dicas de Saúde e Bem Estar

Mitos e verdades da Artrite Reumatoide

Artrite reumatoide é uma doença de gente velha

Mito. A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, causada por nosso próprio organismo, e pode acometer pessoas de qualquer idade. “Na forma adulta o pico de incidência é entre os 35 e 50 anos, mas existe também uma forma chamada Artrite Reumatoide juvenil, que ocorre abaixo dos 16 anos de idade”, explica o reumatologista Cristiano Zerbini, coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês.

Artrite reumatoide não tem cura

Verdade. Ainda não se conhece uma cura para a Artrite Reumatoide. Por isso os médicos têm como objetivo, no tratamento da AR, a remissão da doença - isso significa que os médicos procuram tratar o paciente de forma que ele conviva bem com a Artrite Reumatoide. “O médico não pode oferecer a cura, mas sim o controle. É como o diabetes, há que se ter um cuidado durante a vida toda para manter a doença sob controle”, compara o médico reumatologista Roger Levy, professor de reumatologia da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Diretor Científico da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro. Seguindo à risca o tratamento e as orientações médicas, é possível ter uma vida comum, sem dores, inchaços e limitações.

Artrite reumatoide não é uma doença grave

Mito. A Artrite Reumatoide é uma doença que, se não for tratada devidamente, pode causar muita dor, deformidades nas articulações, fadiga, fraqueza e incapacidade física. “Além disso, quem tem Artrite Reumatoide tem uma mortalidade maior do que a população em geral tem. Isso em virtude principalmente de complicações cardiovasculares. Os pacientes têm mais infarto que as outras pessoas”, afirma o médico reumatologista Dawton Torigoe, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia. Por isso é fundamental tratar da AR com a seriedade necessária, e sempre fazer acompanhamento médico.

Quem tem Artrite Reumatoide não deve se exercitar

Mito. Ao contrário do que muita gente pensa, atividades físicas são recomendadas para quem tem Artrite Reumatoide. “Costumo indicar para meus pacientes que se exercitem, façam hidroginástica por exemplo”, conta a médica reumatologista Anna Ney. “Ele deve usar calçados adequados, pode usar uma bengala como apoio para caminhar, mas deve fazer atividade física”, completa. A atividade física ajuda a fortalecer a musculatura e lubrificar as articulações. “Fortalecendo a musculatura, você fica com menos carga nas articulações, e, assim, sente menos dor”, explica Anna Ney. O paciente deve evitar, porém, as atividades físicas de alto impacto.

Todo mundo que tem Artrite Reumatoide fica inválido

Mito. A Artrite Reumatoide se manifesta e se desenvolve de maneira diferente em cada indivíduo. Em alguns, a doença é mais agressiva, e em outros, mais branda. “Estimamos que cerca de 70% dos pacientes tenham a forma mais agressiva da doença, e 30% a forma mais branda”, explica Dawton. Com tratamento adequado, a doença é controlada e o paciente pode viver uma vida normal por muitos anos. Mas, se a doença não for tratada, a dor, as deformidades e a fraqueza podem, sim, levar o paciente à invalidez.

Quem tem Artrite Reumatoide não pode trabalhar

Mito. Muitas pessoas que não tratam direito da AR acabam ficando inválidas, como já dissemos, e por isso não podem trabalhar. Mas o simples fato de ter Artrite Reumatoide não é um fator incapacitante. Com os cuidados necessários e acompanhamento médico, o paciente pode sim viver uma vida produtiva.

A Artrite Reumatoide é uma doença mais comum em mulheres

Verdade. Embora a Artrite Reumatoide possa acometer também homens e crianças, ela é mais comum entre mulheres adultas, entre 35 e 50 anos. “A cada 3 mulheres que tem Artrite Reumatoide, apenas 1 homem é acometido pela doença”, explica o médico Cristiano Zerbini.

Artrite reumatoide, artrose, reumatismo é tudo a mesma coisa.

Mito. A artrose e a Artrite Reumatoide são duas doenças reumatológicas que atingem as articulações, mas que não são a mesma coisa. A artrose é um desgaste das articulações, que acontece com o avançar da idade e tem como agravante a obesidade. “A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, ou seja os anticorpos são os responsáveis por agredir constantemente as articulações, provocando deformidades”, explica a reumatologista Patricia Barinotti, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. As doenças são diferentes e devem ser tratadas de forma diferente, com constante acompanhamento médico.