Patrocinado por AbbVie

Dicas de Saúde e Bem Estar

Respiração e Yoga: aliados da qualidade de vida

Você sabia que respirar da forma correta pode trazer muitos benefícios para o corpo humano? Além de tranquilizar a mente, algumas técnicas de meditação e respiração ajudam a evitar o stress, equilibrar o funcionamento dos órgãos, limpar a mente e conhecer a si próprio. Conversamos com o instrutor da Fundação Arte de Viver, ONG dedicada a melhora do bem-estar, Maurício Tavares, que falou sobre alguns dos benefícios que a respiração e a Yoga podem trazer aos portadores da artrite reumatoide. 

“A quantidade de stress gerada por problema corriqueiros do trabalho e vida pessoal se acumulam no sistema nervoso e emocional das pessoas e não é totalmente eliminada em momentos de descanso como o sono, por exemplo. O resultado não poderia ser diferente: baixa imunidade, maior tendência ao agravamento das doenças crônicas”, conta o instrutor. 

“As técnicas de respiração, principalmente a Sudarshan Kriya, agem de maneira profunda no sistema nervoso e emocional, limpando e eliminando estas camadas acumuladas de estresse. Quando isto acontece, naturalmente o indivíduo percebe uma enorme melhora na qualidade de vida, além de uma capacidade mental mais focada”, comenta o instrutor. 

Isso impacta de forma positiva principalmente em pessoas que tem alguma doença crônica ou está passando por momentos difíceis na saúde. O paciente consegue ver que sua vida flui muito mais naturalmente e a percepção da doença muda positivamente. “A respiração é um dos maiores meios que organismo tem para eliminar toxinas. As técnicas aumentam a capacidade respiratória exercitando partes dos pulmões que normalmente não são utilizadas, potencializando a eliminação de toxinas, a oxigenação dos órgãos e aumentando dramaticamente a absorção do que a ciência do Yoga chama de Prana, ou Energia Vital”, complementa Maurício.

O instrutor possui uma doença crônica na base do pé o que o impede, diversas vezes, de andar. “Por incrível que pareça, quando faço Yoga, usando poses com os pés, que em teoria estão "pisando no calo", vejo uma melhora imediata depois da aula. Isso não é diferente com quem tem gastrite, enxaqueca ou outras doenças crônicas. As técnicas deste tipo de atividade focam a atenção para outros elementos da vida e a melhora é percebida com o passar do tempo. É importante dizer que a respiração ou a Yoga não funcionam como “cura” para as doenças, mas fazem com que o paciente tenha uma qualidade de vida muito maior e se sintam bem com eles mesmos”, afirma Tavares. 

Além de trabalhar com técnicas de respiração e Yoga, a Fundação Arte de Viver passa, por meio de seus cursos, pensamentos indianos que potencializam a positividade e fortalecimento do ser humano.