Patrocinado por AbbVie

O que é Artrite Reumatoide?

O que é Artrite Reumatoide?

Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica inflamatória cuja principal característica é a inflamação das juntas do corpo. A inflamação persistente das juntas, se não tratada de forma adequada, pode levar ao inchaço e rigidez (endurecimento) das juntas, o que ocasiona limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária. 

Em casos mais extremos pode causar deformidades das áreas afetadas. A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as juntas, conhecido como “sinóvia”).

A prevalência da doença pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões, sendo considerada assim uma condição comum/moderada. É mais frequente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de fatores genéticos e a presença de um ou mais fatores externos.

Apesar das causas exatas não serem conhecidas, pesquisas mostram que diversos fatores podem levar uma pessoa a desenvolver Artrite Reumatoide (AR), entre eles genéticos (histórico familiar), hormonais (os femininos tem propensão a desenvolver a doença) evirais e bacterianos (a Artrite Reumatoide (AR) pode estar relacionada a algum vírus ou bactéria que o paciente teve contato durante a vida).

Sintomas e Impactos

Os sintomas e efeitos da Artrite Reumatoide (AR) manifestam-se de forma diferente em cada pessoa. Isso significa que...

Diagnóstico

Não existe um único exame específico capaz de identificar se uma pessoa tem ou não Artrite Reumatoide (AR). O diagnóstico acontece...

AR e outras artrites

A maioria das pessoas é familiarizada com o termo “artrite”, mas muitas delas confundem Artrite Reumatoide...