Patrocinado por AbbVie

O que é Espondiloartrite?

Diagnóstico

Cada uma das doenças tem sua particularidade para o diagnóstico, porém os sintomas são comuns em todas as espondiloartropatias. São relacionadas a imunidade e podem estar associadas a outras doenças:

- Espondilite Anquilosante: não se relaciona diretamente a outra doença. É uma doença com predisposição genética que tem início preferencialmente em homens jovens (20-30 anos). Esta doença progride lentamente, e leva a fusão de corpos vertebrais (como se os ossos da coluna colassem uns aos outros), com diminuição de mobilidade da coluna.

- Artrite psoriásica: está relacionada à psoríase cutânea, uma doença que causa lesões grosseiras em pele, que podem ser avermelhadas e descamam. A relação com a psoríase ocorre em qualquer época, podendo aparecer antes, durante ou depois do quadro de pele.

- Artrite associada a doenças intestinais: geralmente ocorre com a doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa, duas doenças intestinais inflamatórias.

- Artrite reativa: ocorre relacionado com um evento infeccioso (diarreia ou doença urogenital), porém não contém a bactéria dentro da articulação.

- Espondiloartropatia indiferenciada: é quando ocorre o quadro clínico sugestivo, às vezes incompleto, e não se consegue definir exatamente qual o subtipo.

Normalmente é analisado:

- História familiar: 1º ou 2º grau de parentesco com diagnóstico de espondilite anquilosante, psoríase, inflamação aguda dos olhos, artrites reativas ou doença inflamatória de intestino;

- Presença ou passado de psoríase, diagnosticada por médico;

- Presença ou passado de retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, diagnosticado por médico e confirmada por radiografia ou endoscopia;

- Dor atual ou no passado alternando nos glúteos.

Sintomas e Impactos

Dor em nádegas alternante (geralmente a noite e em repouso); Dor na coluna (geralmente a noite e em...

Diagnóstico

Cada uma das doenças tem sua particularidade para o diagnóstico, porém os sintomas são comuns em tod...